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Pay Per Click (PPC): O que é e como funciona?

Estratégias, campanhas online e ferramentas do Google são nomes que já se tornaram sinônimo de marketing no mundo digital. Praticamente todos que ouvem esse termo já sabem do que está sendo falado naquele momento. Mas não é sempre assim, em um mundo onde as mudanças acontecem de forma cada vez mais rápida, é bem normal que você estranhe ao ouvir alguns termos pela primeira vez. O Pay Per Click ou Pay to click com certeza é um deles e que gera dúvidas em quase todo mundo. Não só pelo nome, mas por sua funcionalidade e o modelo de negócio que propõe.

Pay to click

Mas já que o termo e o modelo de negócio geram tantas dúvidas, decidimos fazer uma pequena lista esclarecendo tudo sobre o assunto, afinal ele pode ser uma forma de conseguir mais tráfego. Então aproveite para entender mais sobre o que é o Par Per Click e como ele funciona.

O que é PPC

Primeiramente precisamos começar com a definição do que é o Pay Per Click para depois entender como ele funciona. Bom, Pay Per Click é basicamente uma maneira de usar o anúncio de mecanismos de pesquisa como Google e Bing para gerar cliques em seu site, em vez de "ganhar" esses cliques organicamente. Sabe aqueles anúncios patrocinados que você vê no topo da página de resultados da pesquisa do Google, normalmente marcados com uma faixa amarela? Isso é publicidade feita através do modelo de negócio Pay Per Click. No Google, a ferramenta que proporciona isso é o Google Adwords.

Como funciona Pay Per Click?

Você faz um anuncio do seu site no Google. Toda vez que seu anúncio é clicado e um visitante  é redirecionado para o seu site, você paga uma taxa para o buscador. Por isso o nome Pay Per Click (pago por clique). Quando sua campanha PPC está bem planejada e funcionando sem problemas, essa taxa compensará muito, porque a visita vale mais para o seu negócio do que o que você paga. Por exemplo, se você pagar R$ 5,00 por um clique, mas o clique resulta em uma venda de R$ 200,00 então usar o Pay Per Click é mais do que compensador para a sua empresa.

Quais as vantagens?

Além de poder compensar com vendas, esse modelo de negócio tem outras funcionalidades que podem te ajudar a crescer. Hoje em dia o mundo da internet exige uma série de campanhas e estratégias que você deve usar para estar sempre ativo e em contato com os seus clientes, o PPC com certeza é de grande ajuda nesse quesito. E pensando em um nível mais profundo o Pay Per Click é vantajoso para todos.

Para quem pesquisa?

Anúncios pagos em sites de busca são o tipo de publicidade digital mais clicado em todo o mundo. Isso significa que as pessoas realmente não se importam em anunciar, desde que os produtos e serviços anunciados realmente atendam às necessidades de quem os procura. E porque  nós usamos os sites de busca quando procuramos produtos e serviços, os resultados, incluindo os anúncios, geralmente são altamente relevantes para o que estamos procurando. Além disso, o Google desenvolveu uma excelente fórmula para garantir que os anúncios PPC atinjam as necessidades de seus usuários.

Para quem anuncia?

Os anunciantes tem a oportunidade de estar em lugar onde podem colocar sua mensagem na frente de um público que está ativamente e especificamente buscando seu produto. Como os “pesquisadores” revelam sua intenção através do que buscam nos sites, os anunciantes são capazes de medir a qualidade do tráfego que resulta dos cliques do mecanismo de pesquisa. E se você tem bons produtos ou um conteúdo que chame a atenção, o número de pessoas que vai continuar com você com certeza vai crescer significativamente depois de uma campanha desse tipo. Por isso outras ferramentas também são importantes e mesmo entendendo o que é o Pay Per Click e como ele funciona, você ainda vai precisar de algo a mais para manter uma estabilidade em seu negócio online.

O Pay Per Click serve para o meu caso?

E é por isso que você deve pensar: O PPC serve para o meu caso? Pense o que entra em uma campanha do Google Adwords, algum conhecimento em SEO pode ser extremamente útil para você. Além disso, entender como fazer o marketing do seu negócio de maneira digital também vai ser uma ajuda na hora de criar uma campanha em uma das ferramentas dos diversos sites de busca que existem hoje em dia. E é claro que como tudo no mundo, o Pay Per Click também tem suas desvantagens, principalmente em alguns casos específico. Por exemplo, se você não souber criar uma campanha com consistência e acabar gastando muito e não ter retorno. Casos assim podem acontecer até com os melhores negócios, tudo depende de como você gerencia suas campanhas. Além disso, você deve estar atento ao números que o Google ou qualquer outro serviço do tipo geram. Eles indicam de onde vieram os cliques e quais são os termos mais pesquisados para atingir o seu negócio. Sem essas informações, é bem possível que você possa ter uma campanha que não dê certo.  Ficar atento a todos os tópicos abordados aqui é uma ótima forma de começar a pensar se uma campanha Pay Per Click serve para o seu negócio em específico e em como fazer render uma campanha desse tipo, quais estratégias usar e como saber se está gerando resultados ou não. Assim, aos poucos, você também vai se familiarizando com o Pay Per Click, ou PPC. Agora já dá pra entender o que é o modelo de Pay Per Click e como funciona, não é mesmo? Nem tudo é fácil de entender de primeira, mas com o tempo você vai perceber que é só questão de se acostumar com termos e pequenas regras que podem fazer a diferença na hora de gerir o seu negócio online. Então estude, pesquise cada vez mais sobre o que pode melhorar o seu site, blog ou loja online e coloque tudo isso em prática para conseguir obter os resultados que você tanto almeja.


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